top of page

EGUNITÁ

"Egunitá é a Orixá Cósmica aplicadora da Justiça Divina na vida dos seres racionalmente desequilibrados. Fogo, eis o mistério de nossa amada mãe Egunitá, regente cósmica do Fogo e da Justiça Divina que purifica os excessos emocionais dos seres desequilibrados, desvirtuados e viciados."

É o Orixá aplicador da Justiça Divina na vida dos seres racionalmente desequilibrados.

Mãe Egunitá é regente do Fogo e da Justiça Divina que purifica os excessos emocionais dos seres desequilibrados, desvirtuados e viciados. Sua linha pura do fogo Elemental, cujas energias incandescentes e flamejantes consomem os vícios, conduzem os seres à Justiça Divina em todos os sentidos da vida.

Egunitá irradia por propagação e como o ar é o seu segundo elemento, ele a alimenta e energiza. Atua na linha da Lei, pois é uma divindade que aplica a Justiça como agente ativa da Lei, consumindo os vícios emocionais e os desequilíbrios mentais dos seres. Estes vícios emocionais, por sua vez, podem tornar os seres insensíveis à dor alheia, e os desequilíbrios mentais transformam os seres em tormentos para seus semelhantes.

Na Umbanda, Egunitá é cultuada como o Orixá que consome os vícios e desequilíbrios e faz a purificação dos templos religiosos, do íntimo dos seres e das suas moradas. Ela atua para nos defender das magias negativas e das injustiças, mas sempre a partir de uma autopurificação, para então nos renovar. Ou seja: primeiro faz uma purificação em nós mesmos para só então nos renovar, através da purificação de conceitos e idéias antigas às quais nos apegamos e que nos prejudicam e à purificação dos nossos vícios de comportamento entre outros.

 

Sentido Divino: Justiça

Pólo magnético: Negativo / Feminino
Campo de atuação: Consumir, purificar e energizar

Atribuição: Purificar o emocional humano
Elementos: Fogo

Ponto de Força: Espaço aberto nas pedreiras

Pedra (otá): Ágata de Fogo, Topázio, Calcita Laranja
Cores: Laranja, Dourado e Vermelho
Data comemorativa: 24 de maio
Dia da semana: Quinta-feira

Saudação: Kali yê
Sincretismo: Santa Sara Kali e Santa Brígida

 

Oferenda para a Orixá Egunitá

Toalhas ou panos laranja

Velas laranja e vermelha

Fitas laranja

Pemba vermelha

Flores: Palmas Vermelhas, girassol, begônia

Frutas: Laranja, mexerica, abacaxi, pitanga, morango, caqui, frutas vermelhas e frutas cítricas

Bebidas: Licor de menta

 

Quando oferendar: Em toda situação na qual desejar agradecer, pedir, desmagiar, descarregar, propiciar, purificar ou firmar as forças de Mãe Egunitá a nosso favor para queimar e consumir todas as energias negativas, vícios, todos os excessos emocionais e todos os cordões negativos que nos envolvem e envolvem nossas casas. 

Ervas com a vibração da Orixá Egunitá

Ervas Quentes: Arruda, buchinha do norte, canfora, eucalipto, jurema preta, urucum, fumo (tabaco), pára raio, tiririca, comigo ninguém pode, limão.
Verbos atuantes nas ervas quentes: Queimar, consumir, aquecer, fundidor, fusor, ...

 

Ervas Mornas: Açafrão Raiz, Alfavaca, Arnica do Mato, Calêndula Flor, Canela, Artemísia, Carapiá Raiz, Chapéu de Couro, Cipó São João , Erva de Sta Maria – Mentruz, Girassol - Semente c/ casca, Guaraná Semente, Imburana Semente, Incenso Resina, Laranja Amarga Casca Fruto, Laranjeira Folha, Louro
Verbos atuantes nas ervas mornas: Energizar, inflamar, excitar, estimular.

Água para lavagem de cabeça (amaci): Água de fonte com pétalas de rosa cor de rosa, alecrim e arruda maceradas e curtido por 3 dias. 

Fonte: http://umbandaeucurto.com / Curso Ervas na Umbanda - Adriano Camargo - Umbanda Ead / Teologia de Umbanda - Alexandre Cumino - Umbanda Ead / Livro: "Rituais Umbandistas - Oferendas, Firmezas e Assentamentos" - Rubens Saraceni - Editora Madras / Livro: "Rituais com Ervas - Editora Livre Expressão - Adriano Camargo" / Livro: "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada " - Rubens Saraceni - Editora Madras.

Imagem: Acervo Google imagens 

bottom of page