top of page

OXALÁ

Oxalá é o Trono Natural da Fé e seu campo de atuação preferencial é a religiosidade dos seres, aos quais ele envia o
tempo todo suas vibrações estimuladoras da fé individual e suas irradiações geradoras de sentimentos de religiosidade.

Na Umbanda, Oxalá é a Divindade que está assentada na irradiação do Trono da Fé, cuja essência é Cristalina. Pai Oxalá é o Regente da Linha da Fé, e suas irradiações universais são retas e contínuas, projetando-se de forma passiva a todos, o tempo todo.

Oxalá é o raio reto, o caminho reto que conduz a Deus (Olorum). E Logunan é a espiral, a onda circular que colhe todos os que se desviaram da retidão religiosa, para recolocá-los nesse caminho reto, o único que nos leva para Deus.

A essência Cristalina de Pai Oxalá contém os Fatores Magnetizador e Congregador que estão na base da Criação. Sem o primeiro, nada existiria em nosso planeta, já que a vida se sustenta por vibração magnética. Já o Fator Congregador tem por função reunir tudo e todos numa mesma direção e objetivo maior, dando forma e mantendo a estrutura de todas as coisas e seres.

Cada Orixá tem um magnetismo específico e Oxalá é o próprio Magnetismo, que foi essencial para a Criação inclusive do nosso planeta, bem como de tudo que nele existe. Por esse motivo, Oxalá é associado ao Sol (cuja luz é essencial para a vida na Terra) e ao próprio planeta Terra (pois não haveria vida aqui, sem o Fator Magnetizador de Oxalá).

 

Sentido Divino: Fé

Pólo magnético: Positivo / Masculino
Campo de atuação: Magnetizador e Congregador

Atribuição: Irradiar a Fé viva a todos os seres
Elemento: Cristal

Ponto de Força: Em campos abertos ou mirantes 

Pedra (otá): Cristais translúcidos e Pedras Brancas
Cores: Branco (também o dourado e o transparente)
Data comemorativa: 25 de dezembro
Dia da semana: Sexta-feira

Saudação: Oxalá é meu pai, Epá Babá
Sincretismo: Jesus Cristo

 

Oferenda para o Orixá Oxalá

Toalhas ou panos branco 

Velas branca 

Fitas branca 

Pemba branca 

Flores: Rosa branca, girassol  

Frutas: Melão, Uva verde, goiaba branca, coco seco, pinha, atemoia, carambola, batata doce branca, e qualquer outro tipo de fruta branca

Bebidas: Água, água de coco

Comidas: Canjica branca, arroz doce, pães​, coco verde com mel 

Quando oferendar: Em toda situação na qual desejar agradecer, pedir, desmagiar, descarregar, propiciar, purificar ou firmar as forças de Pai Oxalá a seu favor, para fortalecer ou despertar os sentimentos de fé, paciência, tolerância, perdão e compaixão. Quando necessitar colocar em sua vida mais esperança e confiança. 

Ervas com a vibração do Orixá Oxalá  

Ervas Quentes: Açoita cavalo , erva de bicho, mamona, orégano, alho, fumo (tabaco), comigo ninguém pode.
Verbos atuantes nas ervas quentes: Descarregar, punir, redimir, resfriar, retificar, retrair, esterilizar, tragar, cristalizar (no sentido de paralisar), assumir (responsabilizar).


Ervas Mornas: algodoeiro, angélica, anis estrelado, alcachofra, alcaçuz, alecrim, alfazema, aquileia (mil folhas), bardana, boldos (todos), girassol, hortelã, incenso, levante, manjericão, manjerona, rosa branca, sálvia, tomilho, folha da costa (saião ou fortuna), cravo da índia, ipê roxo, jasmim, laranjeira, louro, noz de cola (obi), pixuri, saco-saco, sândalo, verbena.
Verbos atuantes nas ervas mornas: pacificar, abrandar, amparar, compreender, clarear, conceder, congregar, homogenizar, irradiar, perdoar, solucionar, restituir, vitalizar, vivificar, beneficiar, prover, acrescentar, construir, cristalizar (no sentido de fundamentar), começar, determinar,levantar, amadurecer, constituir.

Água para lavagem de cabeça (amaci): Água de fonte com rosas brancas e folhas de manjerona maceradas e curtidas por 24 horas. 

Características dos filhos de Oxalá

No positivo são amorosos, alegres compenetrados em tudo o que fazem, emocionam-se facilmente, compadecem-se com o sofrimento alheio e acreditam em todos, são persistentes.

Apreciam festas, reuniões “calorosas”, passeios, a boa mesa, roupas da moda e a companhia de pessoas alegres e leais, mulheres inteligentes e decididas.

Os filhos de Oxalá se harmonizam facilmente com os filhos de Oxóssi, de Oxumaré e de Ogum; e com as filhas de Nanã, de Iemanjá, de Oxum, de Iansã e de Logunã.

 

No negativo são ranzinzas, briguentos, frios, perversos, geniosos, perigosos, agressivos e vaidosos.

Não apreciam pessoas falsas, emotivas, arrivistas, roupas conservadoras, conversas chulas, trabalhos pesados, recintos fechados, horários rígidos e comida picante.

Os filhos de Oxalá não se harmonizam facilmente com os filhos de Xangô, Omolu e Obaluaiê; e com as filhas de Obá e de Egunitá.

 

Fonte: http://umbandaeucurto.com / Curso Ervas na Umbanda - Adriano Camargo - Umbanda Ead / Teologia de Umbanda - Alexandre Cumino - Umbanda Ead / Livro: "Rituais Umbandistas - Oferendas, Firmezas e Assentamentos" - Rubens Saraceni - Editora Madras / Livro: "Rituais com Ervas - Editora Livre Expressão - Adriano Camargo" / umbandaead.blog.br / Livro: "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada " - Rubens Saraceni - Editora Madras.

Imagem: Acervo Google imagens 

bottom of page