top of page

OBALUAYÊ

"Obaluayê é o Orixá que atua na Evolução e seu campo preferencial é aquele que sinaliza as passagens de um nível
vibratório ou estágio da evolução para outro."

Obaluayê é a Divindade que está assentada na Linha da Evolução na Umbanda. Representa e irradia a Vibração Divina que promove a Evolução contínua de todos os seres e elementos da Criação. Pai Obaluayê irradia o tempo todo sagradas energias que nos fazem dar um passo à frente, inclusive transmutando ou modificando de forma positiva todo e qualquer sentimento, pensamento ou energia contrária à nossa evolução. Essa atuação se dá por meio da luz violeta, essencialmente transmutadora, a freqüência mais alta de todas as cores do arco-íris.

Muito associam Obaluayê apenas à ideia do Orixá Curador, “o Médico Sagrado da Umbanda”, que Ele realmente é. Mas Obaluayê representa mais que isto: Ele é o Senhor das Passagens de um plano para outro, de uma dimensão para outra, de um estado ou condição para outra, e mesmo do espírito para a carne e vice-versa, pois atua diretamente no processo reencarnatório. É um Trono Divino que cuida da Evolução dos seres, das criaturas e das espécies, por meio da irradiação dos Fatores Transmutador e Evolucionista.

Transmutar significa transformar o negativo em positivo. Já o seu Fator Evolucionista ou Evolutivo tem por função criar as condições necessárias para a evolução dos seres.  Obaluayê nos dá sustentação energética Divina para que alcancemos o próximo passo do caminho evolutivo, para a subida dos degraus do caminho da Evolução. Ele nos encaminha para dar o passo à frente e deixar para trás o que não serve mais para a nossa vida, despertando em nosso íntimo o desapego, a perseverança, a humildade, a paciência, a sabedoria adquirida com a experiência.

 

Sentido Divino: Evolução e sabedoria

Pólo magnético: Positivo / Masculino
Campo de atuação: Evolutivo e transformador

Atribuição: Irradiar a todos o sentido da evolução
Elementos: Terra e Água

Ponto de Força: Cruzeiro dos Cemitérios

Pedra (otá): Turmalina Negra, Basalto
Cores: Violeta (também o branco, o prateado e o bicolor branco/preto)
Data comemorativa: 16 de agosto
Dia da semana: Segunda-feira

Saudação: Atotô Obaluayê  
Sincretismo: São Roque e São Lázaro

Oferenda para o Orixá Obaluayê

Toalhas ou panos branco e/ou violeta

Velas branca e/ou violeta 

Fitas branca e/ou violeta 

Pemba branca

Flores: crisântemos branco, bromélias, trapoeraba, quaresmeira.

Frutas: Pinha, caqui, coco seco, figo, beterraba. 

Bebidas: Água, vinho branco licoroso

Comidas: Pipoca estourada em azeite de dendê ou na areia de praia, batata doce roxa ou beterraba cozida e regada com mel

Quando oferendar: Em toda situação na qual desejar agradecer, pedir, desmagiar, descarregar, propiciar, purificar ou firmar as forças de Pai Obaluayê a seu favor para superar uma grande dificuldade; para alcançar uma condição melhor. Exemplos: para atravessar uma doença de difícil tratamento; para obter a cura de males físicos e morais; para enfrentar e superar vícios; para superar pensamentos, sentimentos e emoções negativas que se repetem; para recuperar autoestima e autoconfiança.

Ervas com a vibração do Orixá Obaluayê 

Ervas Quentes: Alho casca, cebola casca, cipó cruz, valeriana, garra do diabo, mamona, picão preto,
fumo (tabaco), chorão, pinhão roxo.
Verbos atuantes nas ervas quentes: Contagiar, decantar, transmutar.

 

Ervas Mornas: Barba de Velho, Sálvia, Damiana, Salsaparrilha, Sete Sangrias, Trapoeraba, Sabugueiro Flor, Beterraba folhas, Catinga de Mulata, Ipê Roxo, Lantana, Umbaúba, Arroz, Velame.
Verbos atuantes nas ervas mornas: Flexibilizar, curar, sanar, sarar, converter.

Água para lavagem de cabeça (amaci): Água de fonte com folhas de louro e manjericão maceradas e curtidas por 3 dias. 

Características dos filhos de Obaluayê 

No positivo, os filhos de Obaluaê são cordiais, corteses, falantes, criativos, imaginosos, elegantes e generosos. Apreciam a boa mesa, companhias interessantes, ser o centro das atenções, festas, as roupas elegantes, viagens, reuniões animadas e bebidas suaves.

Os filhos de Obaluaê harmonizam-se facilmente com os filhos de Oxalá e de Oxóssi, e com as filhas de Iemanjá, de Oxum, e de Iansã.

No negativo, os filhos de Obaluaê são prepotentes, autoritários, mesquinhos, vaidosos, desleais, intrigantes, vingativos, pedantes, bajuladores e mulherengos. Não apreciam a monotonia, o silêncio, a solidão, as companhias tolas ou inconsequentes e o trabalho repetitivo ou em ambientes fechados.

Os filhos de Obaluaê não se compatibilizam facilmente com os filhos de Oxumaré, Ogum, Xangô e Omolu, e com as filhas de Obá, Egunitá, Oiá e Nanã.

Fonte: http://umbandaeucurto.com / Curso Ervas na Umbanda - Adriano Camargo - Umbanda Ead / Teologia de Umbanda - Alexandre Cumino - Umbanda Ead / Livro: "Rituais Umbandistas - Oferendas, Firmezas e Assentamentos" - Rubens Saraceni - Editora Madras / Livro: "Rituais com Ervas - Editora Livre Expressão - Adriano Camargo" / umbandaead.blog.br / Livro: "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada " - Rubens Saraceni - Editora Madras.

Imagem: Acervo Google imagens 

bottom of page