top of page

OGUM

"Ogum é o Orixá da Lei e seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão e a emoção. É o Trono Regente das milícias celestes, guardiãs dos procedimentos dos seres em todos os sentidos."

Ogum é a Divindade que está assentada na Linha da Lei. Representa a Ordenação Divina, o Governo da Lei Maior em toda a Criação.

Suas Irradiações contínuas amparam e sustentam aqueles que vivem dentro da Lei e da Ordem Divinas e também socorrem aos que necessitam desse amparo.  Ogum é a Lei, cujo símbolo é a espada, que por sua vez representa o caminho reto, a retidão de caráter, a honra, a honestidade. Perante a Lei não existe “mais ou menos”, ou seja, não se pode ser “mais ou menos honesto”: ou se está no caminho reto, respeitando a Lei Divina, a si mesmo e ao próximo, ou não se está.

Ogum é o Senhor que realiza a abertura de caminhos, a ordenação, o afastamento da desordem e do caos, o corte das atuações negativas, mas tudo a partir do equilíbrio íntimo dos seres perante a Lei Divina. A primeira “batalha” que Pai Ogum nos ensina a realizar é vencer os vícios e a desordem interna para que, uma vez equilibrados, possamos atrair situações e relacionamentos ordenados, livres da desordem que nasce do desrespeito à Lei Maior e à Justiça Divina.

Lei e Justiça são interligadas, não se pode obter o amparo da Justiça Divina sem viver em obediência às Leis da Criação. O dragão subjugado por São Jorge e por São Miguel Arcanjo, que sincretizam com Ogum, representa exatamente o trabalho pela vitória sobre as nossas trevas interiores. O dragão é o símbolo da maldade, dos vícios, das negatividades, do ego exacerbado, da vaidade extrema e da ganância. Vencendo o dragão, sob o amparo de Ogum, nos habilitamos a atrair situações favoráveis, sob o amparo da Lei. Porque a Lei atua sem cessar, irradiando-se para toda a Criação.

 

Sentido Divino: Lei e Ordem

Pólo magnético: Positivo / Masculino
Campo de atuação: Lei e Ordenação

Atribuição: Irradiar a todos o sentido da ordem e dos procedimentos
Elementos: Ar 

Ponto de Força: Estradas (caminhos) e ferrovias

Pedra (otá): Granada, Hematita, Magnetita
Cores: Vermelho, Azul escuro e Prateado
Data comemorativa: 23 de abril
Dia da semana: Terça-feira

Saudação: Patacori Ogum, Ogunhê
Sincretismo: São Jorge

Oferenda para o Orixá Ogum

Toalhas ou panos vermelho

Velas vermelha, branca e azul escuro

Fitas branca e/ou vermelha

Pemba vermelha

Flores: cravos vermelhos, palmas vermelhas, helicônia cabeça de pavão

Frutas: Melancia, laranja, pera, goiaba vermelha, pitanga, acerola, manga, ameixa preta, abacaxi e uva

Bebidas: Cerveja clara, vinho tinto

Comidas: feijoada

Quando oferendar: Em toda situação na qual desejar agradecer, pedir, desmagiar, descarregar, propiciar, purificar ou firmar as forças de Pai Ogum a nosso favor para receber em nosso intimo atributos de coragem, lei, ordem, ordenação, retidão e determinação, e para manifestá-los em todos os sentidos das nossas vidas, seja profissional, material,emocional ou espiritual. Quando o oferendamos pedimos também que nos envolva com sua força guerreira, solicitamos a abertura de nossos caminhos, quebra de demandas e a proteção de seus Guardiões da Lei Divina.

Ervas com a vibração do Orixá Ogum

Ervas Quentes: Dandá, espinheira santa, eucalipto, guiné, olho de cabra, pinhão roxo, valeriana, garra do diabo, lança de são jorge, espada de são jorge, espada de santa barbara, quebra demanda, picão preto, bambu, para raio, tiririca, limão, vence demanda.
Verbos atuantes nas ervas quentes: Prender, conter, cortar, despedaçar, acorrentar, destruir, arrasar, ...

 

Ervas Mornas: Abre Caminho, Anis Estrelado, Assa Peixe, Café Folha, Capim Cidreira, Carqueja Amarga, Catuaba - Pau de Resposta, Cavalinha, Damiana, Gengibre, Levante, Manga Folha, Marapuama - Quebra Facão, Menta, Pau Tenente, Pitanga Folha, Colônia, Peregum (dracena) verde.
Verbos atuantes nas ervas mornas: Ordenar, induzir, conduzir, encaminhar, fortalecer, proceder, readaptar, recalibrar.

Água para lavagem de cabeça (amaci): Água de rio com folhas de pinheiro maceradas e curtida por 7 dias.

Características dos filhos de Ogum

Os filhos de Ogum são irredutíveis e tentam impor-se a todo custo, e  apesar de detestarem o sedentarismo, gostam de ter seu canto, para onde retornam ao fim do seu dia bastante ativo.

No positivo, são leais, vigorosos no amparo aos seus afins, protetores, ciumentos dos seus, não abandonam um amigo à própria sorte e dão a vida para salvar alguém. Apreciam viagens, competições, esportes violentos, discussões acaloradas, comidas e bebidas fortes, e mulheres que se apaixonam por eles, claro!

Os filhos de Ogum harmonizam-se facilmente com os filhos de Omolu, de Xangô e de Oxalá; e com as filhas de Iemanjá, de Egunitá, de Obá e de Logunã.

No negativo, são possessivos, intolerantes, rigorosos com os outros, insensíveis, aguerridos, encrenqueiros, implacáveis, irredutíveis em seus pontos de vista e irascíveis. Não apreciam monotonia, o sedentarismo, as músicas suaves ou melancólicas, o trabalho onde devem ficar incomunicáveis ou presos a um mesmo lugar, repetitivo mesmo.

Os filhos de Ogum não se harmonizam facilmente com os filhos de Oxumaré, de Obaluaiê e de Oxóssi; e não se dão bem com as filhas de Nanã, de Iansã e de Oxum.

Fonte: http://umbandaeucurto.com / Curso Ervas na Umbanda - Adriano Camargo - Umbanda Ead / Teologia de Umbanda - Alexandre Cumino - Umbanda Ead / Livro: "Rituais Umbandistas - Oferendas, Firmezas e Assentamentos" - Rubens Saraceni - Editora Madras / Livro: "Rituais com Ervas - Editora Livre Expressão - Adriano Camargo" / umbandaead.blog.br

Imagem: Acervo Google imagens / Livro: "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada " - Rubens Saraceni - Editora Madras.

bottom of page