CEUMI
CENTRO ESTUDANTIL DE UMBANDA MISSIONÁRIA ITUPEVA
NANÃ
"A orixá Nanã rege sobre a maturidade e seu campo preferencial de atuação é o racional dos seres. Atua decantando os
seres emocionados e preparando-os para uma nova “vida”, já mais equilibrada."
Uma das primeiras características de Mãe Nanã é a maleabilidade. Ela desfaz o que está paralisado nos seres, dando-lhes mais movimento. Quando o ser estaciona num padrão vibratório negativo (pensamentos, sentimentos, crenças e emoções), insistindo em condutas igualmente negativas, ele se petrifica, fica impermeável às sugestões do Bem. Neste caso, ele será atraído para o campo de Mãe Nanã, para se tornar mais flexível.
Outra característica de Nanã é a decantação. Ela trabalha os seres em seus vícios, desequilíbrios e negativismos, fazendo uma espécie de filtragem dessas energias desequilibradas. Isso acontece porque Ela é um Orixá “água-terra”. O seu primeiro elemento de atuação é a água e o segundo é a terra. O elemento água dá maleabilidade ao que estava endurecido, “amolece”, torna permeável, permite adquirir e absorver outros valores. Então, a terra se junta à água, formando “um barro” que absorve os negativismos decantados. Isto gera condições para dar estabilidade àquilo que ficou de positivo após a decantação. E uma vez que “o positivo” foi estabilizado no ser, ele poderá recomeçar sua evolução.
Os lagos, mangues e os grandes rios que correm tranquilamente são Pontos de Força de Mãe Nanã. Pense num lago. Um lago tem a superfície calma, águas tranqüilas, tudo parece estar parado. Porém, quando você atira nele qualquer coisa, verá que ele puxará para o fundo e decantará silenciosamente.
Assim é a Energia de Nanã, a mais velha das Mães das Águas. Diferente de Mãe Oxum, simbolizada pelas cachoeiras, que são rápidas e representam a energia da Mãe Jovem. E, ao decantar nossas emoções e sentimentos Ela também pode nos curar, já que muitas doenças têm forte cunho emocional como raiva, inquietação, impaciência, ansiedade, nervosismo, ciúme, inveja, etc. Decantando nossos vícios e desequilíbrios emocionais e mentais, Nanã nos acalma e nos transforma. Transformados interiormente, entramos no caminho da cura. Em outras palavras: evoluímos.
Sentido Divino: Evolução
Pólo magnético: Negativo / Feminino
Campo de atuação: Decantador e transmutador
Atribuição: transformar os seres paralisados em sua evolução através da decantação dos sentidos negativados.
Elementos: Água e Terra
Ponto de Força: Às margens dos lagos
Pedra (otá): Ametista, Sugilita, Fluorita Lilás
Cores: Lilás (também Roxo e Rosa)
Data comemorativa: 26 de julho
Dia da semana: Domingo
Saudações: Salubá
Sincretismo: Nossa Senhora de Santana
Oferenda para a Orixá Nanã
Toalhas ou panos lilás
Velas lilás
Fitas lilás
Pemba lilás
Flores: Campânula, trapoeraba, violeta, manacá da serra, hibisco e crisântemos
Frutas: Melão,uva, manga, mamão, maracujá doce, amora e figo.
Quando oferendar: Em toda situação na qual desejar agradecer, pedir, desmagiar, descarregar, propiciar, purificar ou firmar as forças de Mãe Nanã a nosso favor para solicitar que Ela decante nossos sentimentos e lembranças negativas, que nos ajude a esquecer as mágoas, o rancor, a dor, etc. A Ela pedimos maturidade e mobilidade para viver em harmonia e com sabedoria.
Ervas com a vibração da Orixá Nanã
Ervas Quentes: Cipó suma, pinhão roxo, chorão, peregum roxo.
Verbos atuantes nas ervas quentes: Afogar, decantar, alagar.
Ervas Mornas: Alfavaca, Alfazema, Assa Peixe, Bardana Folhas, Camomila Flor, Cana do Brejo, Capim Rosário, Confrey, Erva de Sta Maria – Mentruz, Hibisco Flor, Mulungu Casca / Raiz, Noz Moscada, Sete Sangrias, Trapoeraba.
Verbos atuantes nas ervas mornas: Apaziguar, regenerar, renovar, converter, amadurecer.
Água para lavagem de cabeça (amaci): Água de rio ou lago com crisântemos e guiné macerados e curtido por 3 dias.
Características das filhas de Nanã
No positivo, as filhas de Nanã são calmas conselheiras, orientadoras, religiosas, emotivas e muito simpáticas. Apreciam a boa mesa, companhia falantes e alegres, reuniões familiares e religiosas, pessoas que lhe dediquem afeto e respeito e vestes multicoloridas.
As filhas de Nanã harmonizam-se facilmente com as filhas de Iemanjá, Oxum e Obá e com os filhos de Ogum, Xangô, Oxalá e Omolu.
No negativo, as filhas de Nanã são intratáveis, ríspidas, tagarelas, fuxiqueiras, vingativas e perigosas. Não apreciam pessoa egoístas, mesquinhas ou geniosas, nem festas e reuniões agitadas, crianças peraltas, roupas espalhafatosas, desperdício, preguiçosos e exibicionistas.
As filhas de Nanã não se harmonizam facilmente com as filhas de Iansã, Logunã e Egunitá, e com os filhos de Obaluaiê, Oxóssi e Oxumaré.
Fonte: http://umbandaeucurto.com / Curso Ervas na Umbanda - Adriano Camargo - Umbanda Ead / Teologia de Umbanda - Alexandre Cumino - Umbanda Ead / Livro: "Rituais Umbandistas - Oferendas, Firmezas e Assentamentos" - Rubens Saraceni - Editora Madras / Livro: "Rituais com Ervas - Editora Livre Expressão - Adriano Camargo" / umbandaead.blog.br / Livro: "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada " - Rubens Saraceni - Editora Madras.
Imagem: Acervo Google imagens