top of page

IEMANJÁ

"Yemanjá é o Trono feminino da Geração e seu campo preferencial de atuação é no amparo à maternidade."

Iemanjá é a Divindade que na Umbanda é a Grande Mãe, a Mãe da Geração. Está assentada no pólo universal positivo ou irradiante do Trono da Geração e da Vida e rege a Sétima Linha de Umbanda (Linha da Geração).

Iemanjá é a Mãe da Vida, é a água que vivifica.  Seu campo preferencial de atuação é no amparo à maternidade, porque Ela é Senhora do Mistério Maternal. Simboliza a Manifestação das Qualidades Geradora e Criativa do Divino Criador. É o Orixá que irradia continuamente as qualidades geradoras da vida e da criatividade, abençoando todos os seres de forma natural, sem forçar ninguém. E sempre ampara aqueles que pedem e buscam essas bênçãos.

Ela irradia o tempo todo seu Fator Gerador e Criacionista, que estimula a geração e a criatividade das pessoas, trazendo oportunidades de crescimento nos Sete Sentidos da Vida, pois irá estimular a geração de vidas, de idéias, de fé, de amor e de conhecimento.

O principal elemento de Iemanjá é a água, o elemento das emoções. O mar é regido por Ela (e a Ciência estuda que a origem da vida está nas águas).  O mar representa todas as águas, já que todas as águas correm para o mar. E o mar “lava” os nossos problemas e mágoas e renova a nossa vontade de viver. Assim, podemos pedir a Iemanjá que nos ajude a lidar com as nossas emoções e a equilibrá-las.

E sua regência vai muito além da geração através do sexo, pois representa a Geração da Vida no sentido mais amplo, como a doação da criatividade que permite aos seres encontrarem seus “pares”, unindo-se a eles para se multiplicarem e conseguirem melhores resultados nas suas vidas. Esses “pares” são as Energias emanadas por este Orixá, que podemos atrair para nos ajudar a desenvolver nossos potenciais, atrair pessoas, parceiros, grupos de estudo e outras atividades. Tudo isso está contido no Mistério Maternal de Iemanjá, que nos dá equilíbrio emocional e energético, gerando novos caminhos e oportunidades em nossas vidas.

 

Sentido Divino: Geracionista

Pólo magnético: Positivo / Feminino
Campo de atuação: Gerador e amparador da vida

Atribuição: Irradiar a todos os seres o sentido da vida
Elementos: Água

Ponto de Força: Beira-mar (praias) 

Pedra (otá): Água Marinha, Topázio Azul
Cores: Azul claro (também branco cristalino e prata)
Data comemorativa: 08 de dezembro
Dia da semana: Sábado

Saudações: Odoyá, Odociaba e Odo Sinhá

Sincretismo: Nossa Senhora das Candeias, da Luz, dos Navegantes e da Glória

Oferenda para a Orixá Iemanjá

Toalhas ou panos branco e/ou azul claro

Velas azul claro e/ou branca

Fitas azul claro e/ou branca

Pemba azul claro

Flores: Rosas brancas, palmas brancas, hortênsia, margarida e lírios brancos

Frutas: Melão, laranja lima, goiaba branca, cerejas e framboesa.

Bebidas: Champanhe 

Comidas: Manjar, Arroz doce com canela em pó e peixes (do mar) assado. 

Quando oferendar: Em toda situação na qual desejar agradecer, pedir, desmagiar, descarregar, propiciar, purificar ou firmar as forças de Mãe Iemanjá a nosso favor para que gere em nós a vontade de viver, de crescer, de melhorar, etc. Pedimos que Ela gere em nós, e para nós, novas oportunidades em todos os sentidos da vida. Como grande mãe que é, Ela rege a família e portanto equilibra e apazígua os laços familiares e o sentido de ser mãe. Ela nos favorece suas qualidades geradoras, renovadoras e criacionistas, ou seja, Ela nos permite buscar coisas novas, aguçando nossa criatividade e estimulando nossas percepções.

Ervas com a vibração da Orixá Iemanjá

Ervas Quentes: Erva de bicho, alho casca.
Verbos atuantes nas ervas quentes: Invadir, transbordar, correr, derramar.

 

Ervas Mornas: Alfazema, Anis Estrelado, Rosa Branca, Camomila Flor, Erva de Sta Maria – Mentruz, Hibisco Flor, Manjerona, Mulungu Casca / Raiz, Noz Moscada, Margarida, Sensitiva. 
Verbos atuantes nas ervas mornas: Gerar, fluir, sustentar, avolumar.

Água para lavagem de cabeça (amaci): Água de fonte com pétalas de rosas branca e erva cidreira maceradas e curtidas por 7 dias. 

Características das filhas de Iemanjá

No positivo, são alegres, leais, fiéis, generosas, trabalhadoras, muito diligentes em tudo o que fazem e muito ativas. Apreciam a vida doméstica, o trabalho produtivo, o respeito, a fidelidade, a religiosidade firme, o estudo, vestes sóbrias e elegantes, a companhia de homens firmes na decisão e de natureza forte.

Compatibilizam-se facilmente com todas as filhas e filhos dos outros Orixás, desde que não as contrariem e não as atrapalhem.

No negativo, são respondonas, irritantes, intolerantes, briguentas, despeitosas, impulsivas, autoritárias, impositivas, e até possessivas.

Fonte: http://umbandaeucurto.com / Curso Ervas na Umbanda - Adriano Camargo - Umbanda Ead / Teologia de Umbanda - Alexandre Cumino - Umbanda Ead / Livro: "Rituais Umbandistas - Oferendas, Firmezas e Assentamentos" - Rubens Saraceni - Editora Madras / Livro: "Rituais com Ervas - Editora Livre Expressão - Adriano Camargo" / umbandaead.blog.br / Livro: "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada " - Rubens Saraceni - Editora Madras.

Imagem: Acervo Google imagens 

bottom of page