top of page

LOGUNÃ

Logunã é a orixá do Tempo e seu campo preferencial de atuação é o religioso, onde ela atua como ordenadora do caos religioso

Logunã é a Orixá que está assentada no Trono da Fé. Junto a Oxalá, dá sustentação a todas as manifestações da Fé e amparo a todos os “sacerdotes” virtuosos que estimulam a evolução religiosa dos seres.

O campo preferencial de atuação da Mãe Logunã é o Religioso, onde atua como Ordenadora do caos religioso. Rege a religiosidade nos seres e absorve a Fé em desequilíbrio para reconduzir os seres ao caminho do Equilíbrio.

Ela é o próprio espaço-tempo onde tudo se manifesta. Por isso dizemos que é uma Divindade atemporal, ou seja, é em Si o próprio Tempo, não está sujeita ao Tempo, mas rege o seu sincronismo. Nossa relação ou noção de espaço-tempo depende da movimentação dos astros no espaço, e daí vêm os conceitos de dia e noite, bem como o nosso senso cronológico. Simbolizada pela espiral do Tempo, manifesta-se em todos os locais, assim como Oxalá.

A essência cristalina irradiada pelo Divino Trono Essencial da Fé é neutra quando irradiada. Mas como tudo se polariza em dois tipos de magnetismos, então o pólo positivo e irradiante é Oxalá e o pólo negativo e absorvente é Logunã . Assim, enquanto Oxalá é a Fé abrasadora, Logunã é o gélido Tempo, onde são desmagnetizados os seres desequilibrados nas coisas da Fé.

Logunã é o Tempo por onde caminham os seres que estão buscando o Criador, é o rigor divino para com os filhos que Lhe voltaram as costas. Pois é o tempo que atua no ser, acelerando sua busca pela Fé ou afastando-o das coisas religiosas, direcionando sua evolução para outros Sentidos da Vida. Enquanto Oxalá é irradiante, Logunã é absorvente.

 

Sentido Divino: Religiosidade

Pólo magnético: Negativo / Feminino

Atribuição: Graduar a religiosidade, conduzindo ao equilíbrio e punindo os excessos
Campo de atuação: Condutor, Desmagnetizador e Descristalizador
Elementos: Tempo / Cristal

Ponto de Força: Campo aberto

Pedra (otá): Quartzo fumê Rutilado e Cristais com Inclusões

Cores: Azul escuro (também o branco/preto juntos)
Data comemorativa: 11 de agosto
Dia da semana: Todos os dias

Saudação: Olha o tempo
Sincretismo: Santa Clara

Oferenda para a Orixá Logunã

Toalhas ou panos branco 

Velas azul escuro e branca

Fitas azul escuro e branca

Pemba branca e azul 

Flores: Rosas brancas, palmas brancas, lírios brancos e jasmim 

Frutas: Melão, laranja lima, goiaba branca, cerejas, framboesa, uvas verdes, amora, romã e maracujá.

Bebidas: Agua ou licor de anis

Quando oferendar: Em toda situação na qual desejar agradecer, pedir, desmagiar, descarregar, propiciar, purificar ou firmar as forças de Mãe Logunã a seu favor para despertar ou equilibrar a religiosidade, é a Ela que clamamos quando nossa religiosidade está desvirtuada pelo fanatismo, quando está ausente ou até pela má utilização da fé. A ela também solicitamos envolver, purificar e redirecionar, com suas ondas espiraladas, os eguns perdidos no tempo, aqueles espíritos que ha muito tempo vagam no astral, que já se encontram perdidos e com seus mentais vazios tornando se alvos fáceis para as grandes ordens de quiumbas que os escravizam e os utilizam para o mal. Além desses tipos de eguns, Ela também recolhe aqueles que nos acompanham desde muito tempo, de vidas passadas, e que por um sentimento de vingança emocional nos envolvem desequilibrando nos na atual encarnação.  

Ervas com a vibração da Orixá Logunã

Ervas Quentes: Cânfora, cipó suma, eucalipto, orégano, bambu (folhas), pinhão branco, tiririca, chorão (salgueiro).

Verbos atuantes nas ervas quentes: Resfriar, retornar, girar, inverter, paralisar (no tempo), congelar, virar, voltar, puxar, esgotar.

Ervas Mornas: Benjoim, chapéu de couro, hortelã (mentas), nós de cola (obi), sabugueiro, rosa amarela, girassol, peregum rajado (dracena), incenso folhas (iboza), limão folhas, cipó prata, erva de santa luzia, imburana semente, losna, pixuri, verbena, capuchinha, mil folhas, sensitiva.

Verbos atuantes nas ervas mornas: Conduzir, gostar, encontrar (ligado à fé), levar (adiante), fluir (no tempo), adiantar (no tempo), acelerar, temporizar, trazer, levar (adiante), nivelar, graduar, eternizar.

Água para lavagem de cabeça (amaci): Água de chuva com folhas de eucalipto e pétalas de rosa amarela maceradas e curtidas por 7 dias.

Fonte: http://umbandaeucurto.com / Curso Ervas na Umbanda - Adriano Camargo - Umbanda Ead / Teologia de Umbanda - Alexandre Cumino - Umbanda Ead / Livro: "Rituais Umbandistas - Oferendas, Firmezas e Assentamentos" - Rubens Saraceni - Editora Madras / Livro: "Rituais com Ervas - Editora Livre Expressão - Adriano Camargo" / Livro: "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada " - Rubens Saraceni - Editora Madras.

Imagem: Acervo Google imagens 

bottom of page