CEUMI
CENTRO ESTUDANTIL DE UMBANDA MISSIONÁRIA ITUPEVA
OXUMARÉ
"Oxumaré é o Orixá que rege sobre a sexualidade e seu campo preferencial de atuação é o da renovação dos seres, em todos os aspectos."
É a Divindade que está assentada no Trono do Amor. Atua na vida dos seres para absorver, diluir e corrigir os desequilíbrios no campo do amor além de irradiar Energias de renovação.
Seus principais Fatores são o Diluidor e o Renovador, pois a Energia de Oxumaré se movimenta por meio de uma onda dupla: uma onda dilui as negatividades dos seres e a outra onda, simultaneamente, os renova.
Essa onda dupla é simbolizada por duas serpentes entrelaçadas num eixo vertical. E aqui surge um dos Mistérios de Oxumaré: o Mistério Cobra ou Serpente. Mas esta “serpente” não se refere ao animal, pois ela representa a kundalini, um tipo de Energia que circula no chakra básico. A Energia kundalini não é apenas uma energia sexual; é a energia da alegria, da satisfação e do prazer de viver.
Pai Oxumaré nos ampara e auxilia em todas as dificuldades no campo do amor, da afetividade no geral e do relacionar-se com o outro. Quando alimentamos ódio, ciúmes, ressentimentos e mágoas ou dificuldades no campo da sexualidade, por exemplo, podemos pedir a Ele que dilua esses sentimentos negativos e renove o nosso íntimo, curando esses bloqueios indesejáveis.
Sentido Divino: Amor – Sexualidade
Pólo magnético: negativo / masculino
Campo de atuação: Renovador e Agregador
Atribuição: Renovar tudo e todos, diluindo os excessos
Elementos: Mineral
Ponto de Força: Rios e cachoeiras
Pedra (otá): Fluorita Multicolorida, Turmalina Melancia
Cores: Azul turquesa e cores do arco iris
Data comemorativa: 24 de agosto
Dia da semana: Terça-feira
Saudação: Arroboboi
Sincretismo: São Bartolomeu
Oferenda para o Orixá Oxumaré
Toalhas ou panos azul celeste ou nas cores do arco iris
Velas azul celeste ou nas cores do arco iris
Fitas azul celeste ou nas cores do arco iris
Pemba coloridas
Flores: coloridas, miosótis, hortênsia, rosas champanhe
Frutas: Melão, maracujá, mamão, pinha, atemoia, graviola, melancia e outras frutas sementeiras
Bebidas: Suco ou licor de maracujá
Comidas: Feijão branco semi cozido misturado com mel de abelhas
Quando oferendar: Em toda situação na qual desejar agradecer, pedir, desmagiar, descarregar, propiciar, purificar ou firmar as forças de Pai Oxumaré a seu favor para diluir sentimentos que estão desequilibrados. Por se tratarem de sentimentos viciados eles são ou se tornarão dolorosos como, por exemplo, o sentimento da paixão ou do desejo. É importante salientar que algumas vezes não percebemos o desequilíbrio emocional em que nos encontramos, portanto se faz necessários o auto conhecimento, o verdadeiro querer melhorar e, principalmente a fé. A Oxumaré solicitamos também que renove o nosso emocional trazendo a pureza dos sentimentos pois este é o Orixá da renovação do amor na vida dos seres.
Ervas com a vibração do Orixá Oxumaré
Ervas Quentes: Angico, buchinha do norte, dandá, espinheira santa, orégano, urucum, valeriana, picão preto.
Verbos atuantes nas ervas quentes: Calar, enraizar, densificar, resolver, diluir.
Ervas Mornas: Açafrão Raiz, Angélica Raiz, Barbatimão, Canela, Carapiá Raiz, Carqueja Amarga, Chapéu de Couro, Gengibre, Guaraná Semente, Hibisco Flor, Imburana Semente, Manjerona, Marapuama, Dente de leão, Bálsamo, Catinga de Mulata, Serralha, Pinhão Branco, Peregum (dracena), Umbaúba, Milho, Pacova.
Verbos atuantes nas ervas mornas: Cadenciar, colorir, renovar, rejuvenescer, restaurar, abrilhantar.
Água para lavagem de cabeça (amaci): Água de cachoeira com folhas de louro e pétalas de flores variadas maceradas e curtidas por 3 dias.
Características dos filhos de Oxumaré
No positivo, são extrovertidos, falantes, galantes, envolventes, comunicativos, criativos, amáveis, educados, curiosos, interrogativos e alegres. Apreciam as ciências, os estudos filosóficos, passeios em grupo, reuniões agitadas ou festivas, discursos eloquentes e emocionantes, a política, a liderança, ser expoente no seu meio e criar coisas novas e revolucionárias, gostam de mulheres descontraídas e descompromissadas, pois são volúveis.
No negativo, são apáticos, mórbidos, fechados, sombrios, solitários, auto punidores, venenosos e aziagos. Não apreciam a monotonia ou repetitividade no seu dia-a-dia, mulheres ciumentas, a mesma comida todo dia, locais fechados ou abafados, pessoas inoportunas (os aproveitadores), pessoas de natureza iracunda ou irritantes ou mal-humorados.
Os filhos de Oxumaré só não se compatibilizam com os filhos de Omolu e de Xangô.
Fonte: http://umbandaeucurto.com / Curso Ervas na Umbanda - Adriano Camargo - Umbanda Ead / Teologia de Umbanda - Alexandre Cumino - Umbanda Ead / Livro: "Rituais Umbandistas - Oferendas, Firmezas e Assentamentos" - Rubens Saraceni - Editora Madras / Livro: "Rituais com Ervas - Editora Livre Expressão - Adriano Camargo" / umbandaead.blog.br / Livro: "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada " - Rubens Saraceni - Editora Madras.
Imagem: Acervo Google imagens