CEUMI
CENTRO ESTUDANTIL DE UMBANDA MISSIONÁRIA ITUPEVA
OBÁ
Obá é a Orixá que aquieta e densifica o racional dos seres, já que seu campo preferencial de atuação é o esgotamento dos
conhecimentos desvirtuados.
Obá é a Divindade que trabalha como pólo absorvedor, paralisa os seres que se desvirtuaram por adquirir conhecimentos viciados, distorcidos ou falsos ou ainda por fazerem mau uso do conhecimento.
Obá é o Orixá que mostra a verdade e que nos ajuda a manter firmes os nossos objetivos, nosso raciocínio, nossa concentração e determinação. Mãe Obá corrige toda expansão desvirtuada, todo conhecimento falso, ilusório, mentiroso. Retira o poder de concentração e objetividade dos seres desvirtuados (como os falsos conhecedores e os soberbos que se apoderam do conhecimento para ter domínio sobre os outros) e então eles começam a perder o foco, a concentração, a linha de raciocínio. O ser que está sendo atuado por Obá começa a perder interesse pelo assunto que tanto o atraía e se torna apático. Então, quando aquele ser já foi paralisado e teve seu emocional descarregado dos conceitos falsos, Obá o conduz ao campo de ação de Oxóssi, que começará a atuar para redirecioná-lo na linha reta do Conhecimento.
O elemento principal de Obá é a terra úmida e fértil que dá sustentação aos vegetais; e o segundo elemento da sua atuação é o vegetal. No elemento terra Obá atua para aquietar e densificar o racional dos seres. Pelo elemento vegetal, Obá atrai e paralisa os seres que estão se desvirtuando no caminho do Conhecimento.
Além disso, Mãe Obá nos ampara e nos dá sustentação no Sentido do Conhecimento, sempre que nos mostramos de coração limpo e com boas intenções. Assim, quando temos boa intenção em aprender algo e queremos usar aquilo de forma positiva, mas sentimos dificuldade de aprender, Obá nos ampara e nos dá concentração. Ela também ajuda os seres bem intencionados que tenham dificuldade de encontrar o “foco” da vida, que vivam em confusão mental e se dispersem com facilidade, dando-lhes concentração e objetividade.
Sentido Divino: Conhecimento
Pólo magnético: Negativo / Feminino
Campo de atuação: Concentração e raciocínio
Atribuição: Densificar e concentrar o raciocínio humano
Elementos: Terra e Vegetal
Ponto de Força: Nos lagos dentro de matas ou bosques
Pedra (otá): Turmalina Verde, Madeira Petrificada
Cores: Magenta (também o verde com o marrom e/ou vermelho com branco)
Data comemorativa: 30 de maio
Saudações: Obá xirê
Dia da semana: Quarta-feira
Sincretismo: Santa Joana D´Arc
Oferenda para a Orixá Obá
Toalhas ou panos magenta
Velas magenta
Fitas magenta
Pemba vermelha
Flores: do campo, jasmim e rosa vermelha
Frutas: Todas
Quando oferendar: Em toda situação na qual desejar agradecer, pedir, desmagiar, descarregar, propiciar, purificar ou firmar as forças de Mãe Obá a nosso favor para pedir concentração mental e quietude racional, ajudando a boa memória e a capacidade de assimilação mental. No entanto, a Ela também solicitamos que nos ajude a eliminar pensamentos negativos ligado aos dogmas e conhecimentos errôneos, pedimos que nos ajude a esquecer aquilo que nos negativa ou nos momentos em que nos encontramos sem chão ou aéreos demais, precisando de concentração e firmeza de pensamento.
Ervas com a vibração da Orixá Obá
Ervas Quentes: Dandá, peregum roxo (dracena roxa), confrei, valeriana, buchinha do norte.
Verbos atuantes nas ervas quentes: Condensar, calar, engrossar, cravar, pregar, racionalizar.
Ervas Mornas: Tamarindo (casca do fruto), trapoeraba, rabanete (folhas), limão cravo, menta, pata de vaca, salsaparrilha, coentro, catinga de mulata, cipó caboclo, poejo.
Verbos atuantes nas ervas mornas: Aprender, concentrar, conhecer, estudar, fertilizar, saber , raciocinar.
Água para lavagem de cabeça (amaci): Água de rio com pétalas de rosa branca e alecrim maceradas e curtido por 24 horas.
Fonte: http://umbandaeucurto.com / Curso Ervas na Umbanda - Adriano Camargo - Umbanda Ead / Teologia de Umbanda - Alexandre Cumino - Umbanda Ead / Livro: "Rituais Umbandistas - Oferendas, Firmezas e Assentamentos" - Rubens Saraceni - Editora Madras / Livro: "Rituais com Ervas - Editora Livre Expressão - Adriano Camargo" / Livro: "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada " - Rubens Saraceni - Editora Madras.
Imagem: Acervo Google imagens