top of page

IANSÃ

"Iansã é a aplicadora da Lei na vida dos seres emocionados pelos vícios. Seus campo preferencial de atuação é o emocional
dos seres: ela os esgota e os redireciona, abrindo-lhes novos campos por onde evoluirão de forma menos “emocional."

Mãe Iansã é a Divindade que está assentada na Linha da Lei, onde atua de forma ativa para absorver os desequilíbrios cometidos no campo da Lei e da Justiça Divinas e reconduzir os seres ao equilíbrio.

A Divindade Iansã é a qualidade Direcionadora de Deus (Olorum), que atua de forma permanente em toda a Criação para que tudo e todos possam evoluir. Tudo na Criação Divina é direcionado para um caminho de evolução.

Enquanto Pai Ogum é o aspecto fixo da Lei, a irradiar continuamente as Vibrações Divinas da Lei Maior e com elas amparando e sustentando a tudo e todos de forma passiva (sem forçar ninguém), Mãe Iansã é o aspecto móvel da Lei, que entra em ação para corrigir os desvirtuamentos dos seres neste Sentido da Vida e recolocá-los no caminho reto, de modo que também a Justiça Divina seja obedecida e aplicada. Pois quando a Lei não é cumprida, a Justiça também é desrespeitada. Iansã pune quem desvirtua ou se aproveita dessas Qualidades Divinas com más intenções.

Seu campo preferencial de atuação é o emocional dos seres. Como Divindade Direcionadora e Movimentadora, Mãe Iansã retira os seres de um caminho de estagnação evolutiva (provocada por seus desequilíbrios emocionais) e ajuda a encaminhá-los, cortando os seus excessos emocionais e colocando-os no caminho correto a seguir.

Além de corrigir excessos no campo da Lei e da Justiça, Yansã é o Orixá que dá amparo àqueles que vivem em obediência à Lei e à Justiça Maiores, protegendo-os e combatendo as injustiças que estejam enfrentando. Sua atuação é ativa, mobilizadora e emocional, mas não é inconseqüente ou emotiva, porque Ela é o Sentido da Lei, e a Lei não é apenas punidora, mas também direcionadora.

 

Sentido Divino: Lei

Pólo magnético: Negativo / Feminino
Campo de atuação: Direcionar e movimentar

Atribuição: Direcionar e movimentar os seres no sentido evolutivo

Ponto de Força: Pedreiras e nos bambuzais 
Elementos: Ar

Pedra (otá): Citrino, Cristal com Enxofre
Cores: Amarelo ou também o vermelho
Data comemorativa: 04 de dezembro
Dia da semana: Quarta-feira

Saudações: Epahey Iansã
Sincretismo: Santa Bárbara e Santa Brígida

Oferenda para a Orixá Iansã

Toalhas ou panos Amarelo e/ou vermelho

Velas Amarela e/ou vermelha

Fitas Amarelo e/ou vermelha 

Pemba Amarela

Flores: Impatiens, palmas amarelas e vermelhas, açucena, tulipa, primavera (bougaivilea), ou qualquer outra na cor amarela

Frutas: Laranja, abacaxi, pitanga, uva, morango, ambrósia, melancia, melão amarelo, pêssego e goiaba vermelha

Bebidas: Champanhe de uva ou de sidra 

Comidas: Acarajé

Quando oferendar: Em toda situação na qual desejar agradecer, pedir, desmagiar, descarregar, propiciar, purificar ou firmar as forças de Mãe Iansã a nosso favor para pedir movimento e direção em todos os sentidos da vida, a Ela solicitamos que nos envolva com sua força guerreira para nos ajudar em nossas mudanças e conquistas, portanto, a oferendamos quando estamos com nossas vidas estagnadas, quando nos encontramos depressivos, sem energia, sem direção e perdidos. Pedimos também a força e o movimento de Iansã para que envolva e encaminhe todos os eguns, espíritos negativos que desvirtuam nossa caminhada material, emocional e espiritual,direcionando-os aos seus locais de merecimento. 

Ervas com a vibração da Orixá Iansã

Ervas Quentes: Buchinha do norte, cânfora, espada de santa barbara, quebra demanda, mamona, picão preto, bambu, fumo (tabaco), para raio, tiririca, limão, vence demanda.
Verbos atuantes nas ervas quentes: Arrastar, arrebatar, dissipar, fulminar, removedor.

 

Ervas Mornas: Pitanga Folha, Peregun (rajado), Alfavaca, Calêndula Flor, Camomila Flor, Cana do Brejo, Capuchinha, Capim Cidreira, Cavalinha, Chapéu de Couro, Cipó Cravo, Cipó São João, Erva de Santa Luzia, Girassol - Semente c/ casca, Imburana Semente, Jurubeba Mista, Laranjeira Folha, Losna Folhas, Menta, Sabugueiro Flor, Picão Branco, Girassol flor, Folha de Fogo, Pinhão Branco.
Verbos atuantes nas ervas mornas: Mover, movimentar, direcionar, espalhar, empurrar, agir, vibrar.

Água para lavagem de cabeça (amaci): Água de chuva com rosas branca, guiné e alecrim macerados e curtido por 7 dias.

Características dos filhos de Iansã

Para os filhos de Iansã, viver é uma grande aventura. Enfrentar os riscos e desafios da vida são os prazeres dessas pessoas. Escolhem seus caminhos mais por paixão do que por reflexão. Não ficam em casa, vão à luta e conquistam o que desejam.

São atiradas, extrovertidas e diretas. Jamais escondem seus sentimentos. Entregam-se a súbitas paixões e de repente esquecem, partem para outra, e o antigo parceiro é como se nunca tivesse existido. São extremamente fiéis à pessoa que amam, mas só enquanto amam. Os relacionamentos longos só acontecem em suas vidas quando controlam seus impulsos, sendo então capazes de viver para o resto da vida ao lado da mesma pessoa.

São audaciosas e ciumentas. Vaidosas, altruístas e inteligentes, são tagarelas, alegres e animadas, fazem festa com tudo.  Comunicam-se facilmente e falam alto. Otimistas, despachadas e carinhosas, têm excelente disposição.

Tomam decisões rápidas e têm alto poder de imaginação. Têm um forte dom para a magia e uma incrível capacidade de adaptação.  Trabalhadeiras, dedicam-se inteiramente àquilo que gostam. Mas também tendem a ser autoritárias e possessivas. Seu temperamento muda repentinamente, sem que ninguém esteja preparado para essas guinadas.

Na condição de amigos, revelam-se pessoas confiáveis. Mas, cuidado: os mais prudentes não ousariam confiar-lhes um segredo, pois se mais tarde acontecer uma desavença, um filho de Iansã não pensará antes de usar, como arma, tudo o que lhe foi contado.

Seu comportamento pode ser explosivo como uma tempestade, ou calmo como uma brisa de fim de tarde. Só uma coisa os tira do sério: mexer com um filho seu é o mesmo que comprar uma briga de morte, pois na defesa dos filhos batem em qualquer um, crescem no corpo e na raiva, não têm medida.

Fonte: http://umbandaeucurto.com / Curso Ervas na Umbanda - Adriano Camargo - Umbanda Ead / Teologia de Umbanda - Alexandre Cumino - Umbanda Ead / Livro: "Rituais Umbandistas - Oferendas, Firmezas e Assentamentos" - Rubens Saraceni - Editora Madras / Livro: "Rituais com Ervas - Editora Livre Expressão - Adriano Camargo" / Livro: "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada " - Rubens Saraceni - Editora Madras.

Imagem: Acervo Google imagens 

bottom of page