top of page

OXUM

"Oxum é o Trono irradiador do Amor Divino e da Concepção da Vida em todos os sentidos. Como “Mãe da Concepção” ela estimula a união matrimonial, e como Trono Mineral ela favorece a conquista da riqueza espiritual e a abundância material."

Oxum é a Divindade que está assentada no Trono Mineral, o Trono do Amor, e atua na vida dos seres estimulando em cada um os sentimentos de amor, fraternidade e união.

Seu elemento é o mineral. Suas vibrações, magnetismo e irradiações planetárias atuam sobre os seres estimulado os sentidos de amor e acelerando a união e a concepção.

Beleza, vaidade e sensualidade. Estes são atributos que Mãe Oxum, a “deusa” do amor da Umbanda, guarda e estimula nos seres. Ela rege também a fertilidade e o poder de gestação. Tida como senhora das águas doces que irrigam os campos, atua na geração da fartura e, por isso, identifica-se com todas as manifestações de riqueza.

Oxum está em tudo, pois, se amamos algo ou alguém é porque ela está dentro de nós. Como o rio, que sempre caminha pro mar, Oxum na Umbanda está diretamente ligada à Rainha do Mar, encabeçando a legião das sereias de águas doces.

Oxum é a força dos rios que correm sempre adiante, levando e distribuindo pelo mundo sua água que mata a sede. É a Mãe da água doce e Rainha das cachoeiras. Orixá da prosperidade e da riqueza interior, ela é a manifestação do Amor, puro, real, maduro, sensível e incondicional, por isso é associada à maternidade e ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe. É Oxum que gera o nascimento de novas vidas que estarão no período de gestação numa bolsa de água – como ela, Oxum, rainha das águas.

É Ela também que “tomará conta” até o nascimento, quando então entrega a Iemanjá, que será responsável pelo destino daquela criança. Oxum é a mãe das crianças, seres inocentes e sem maldade, zelando por elas desde o ventre até que adquiram a sua independência. Os seus filhos são a sua maior riqueza.

Oxum é o amor; é a capacidade de sentir amor.

 

Sentido Divino: Amor

Pólo magnético: Positivo / Feminino

Campo de atuação: Agregadora e Conceptiva
Elementos: Mineral e Água Doce

Ponto de Força: Cachoeira e rios com correntezas 

Pedra (otá): Quartzo Rosa, Lepidolita, Rubi
Cores: Rosa (também o azul e o dourado)
Data comemorativa: 12 de outubro 
Dia da semana: Quinta-feira

Saudação: Ora ie iê ô
Sincretismo: Nossa Senhora (dos Prazeres, Aparecida e outras)

 

Oferenda para a Orixá Oxum

Toalhas ou panos azul escuro, dourado e rosa

Velas rosa, azul escuro e amarela

Fitas azul escuro, dourado e rosa

Pemba rosa

Flores: Rosas

Frutas: Maça, cereja, pera, melancia, goiaba, pêssego, framboesa, melão, morango, uva rosada e figo

Bebidas: Champanhe de maçã 

Quando oferendar: Em toda situação na qual desejar agradecer, pedir, desmagiar, descarregar, propiciar, purificar ou firmar as forças de Mãe Oxum a nosso favor para que Ela amoleça o nosso ou outros corações, a fim de se tornarem mais amorosos. Pedimos a Ela que estimule a união através dos sentimentos de amor puro e fraternal. Só através do amor puro é que a verdadeira união acontece e essa união vale em todos os sentidos (profissional, social, familiar, etc). Através dessa união vem alcançamos a felicidade, ou seja, a verdadeira prosperidade é concedida a nós. 

Ervas com a vibração da Orixá Oxum

Ervas Quentes: Cipó cabeludo - cipó seda, buchinha do norte, confrei, assa-peixe.
Verbos atuantes nas ervas quentes: Amolecer, aprofundar, aproximar, misturar, confundir, expulsar, empedrar, estreitar, corroer (pelas águas), granular (reduzir a grãos).
 

Ervas Mornas: Malva cheirosa (rosa), rosas, erva doce, macela flor, patchuli, maçã, alfavaca, calêndula flor, camomila flor, canela, carqueja amarga, catuaba - pau de resposta, damiana, graviola folha, imburana semente, laranjeira folha, manjericão, melissa folha, menta, pata de vaca, poejo, malcassá.
Verbos atuantes nas ervas mornas: Abastar, prosperar, conceber, florescer, agregar, unir, aproximar, flexibilizar, melhorar, receber , atrair.

Água para lavagem de cabeça (amaci): Água de cachoeira com rosas branca maceradas e curtidas por 3 dias.

Características dos filhos de Oxum

No positivo,  são elegantes, sensuais, amorosas, impecáveis no trajar e não se exibem publicamente sem primeiro cuidar da vestimenta, do cabelo. Temem os escândalos ou qualquer coisa que possa denegrir a sua imagem. Apreciam o luxo e o conforto, os prazeres em geral, perfumes, jóias, roupas bonitas, e tudo que se relaciona com a beleza.

No negativo, são interesseiros, vaidosos, indeciso, ciumentos, fofoqueiros. Não tolera o que considera injusto e adora uma pirraça

Fonte: http://umbandaeucurto.com / Curso Ervas na Umbanda - Adriano Camargo - Umbanda Ead / Teologia de Umbanda - Alexandre Cumino - Umbanda Ead / Livro: "Rituais Umbandistas - Oferendas, Firmezas e Assentamentos" - Rubens Saraceni - Editora Madras / Livro: "Rituais com Ervas - Editora Livre Expressão - Adriano Camargo" / Livro: "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada " - Rubens Saraceni - Editora Madras.

Imagem: Acervo Google imagens 

bottom of page